Evento Comemorativo dos 25 anos da Turma Colégio Naval - Angra dos Reis
 (24 e 25 de março de 2001)

IMPRESSÕES


Coelhuda:...

ao ler sua mensagem, fechei os olhos e ouvi o alto falante que ficava quase em cima do meu beliche ... dos choros e risos ... do amigo Lacê ... do sacana do Corsini e de tantos outros que sonhavam em um dia em sentir orgulho de estar ali ... esse é o resultado ... descobri que o orgulho está em ter vivido com vocês - um pequeno pedaço da minha vida - e perceber que - apesar do modos operantes do CN, naquela ocasião: sugas, ridicularizações, e outros termos que perderam o sentido com o tempo (grande remédio é o tempo!!!!) ficou a idéia de vida ... sensação de felicidade, de alegria ... de reconhecer, relembrar, etc e tantos RE..., e saber que todos nós somos um conjunto harmonioso e valoroso, de pessoas que se respeitam e trocam adjetivos, com toda a simplicidade ... mas não esquecemos a nossa inocênica e mantemos o mesmo brilho dos olhos e a mesma sensação de querer estar algum dia em algum lugar no futuro ... lembrando dos nossos amigos e assim, conviveremos com eles mesmo na ausência física ...

Esta ai o grande VALOR das palavras do Norberto ... que hoje estamos registrando numa placa... e que na época fora gravada nas nossas atitudes ao longo de nossas vidas ...

um abraço fraterno do

Luiz Fernando


Prezados AAAmigos,

Quando não pude seguir a carreira com vocês confesso que me senti muito triste. Fiquei três anos no CN e depois segui uma caminhada solitária. Por anos guardei as lembranças em meu coração e por vezes comentava só com a minha esposa (que tinha dificuldades para entender). Anos mais tarde encontrei o Lobo e aí pude perceber que aquilo que vivemos não havia ficado esquecido no tempo mas que aquela amizade ali construída era indestrutível e assim fui percebendo que todos vocês continuavam fazendo parte da minha vida. Depois encontrei em Ladário (onde nasci) o Bitencourt e o Júlio Cesar. Foi uma pena que só tivéssemos conversado alguns minutos pois eu tinha que retornar a Brasília. Estes dias tenho rememorado muito daqueles momentos e por vezes me pego sorrindo sozinho.

Assad


Caros AAAmigos do grupo TAAA,

Embora não tenha procuração para falar em nome dos demais aaamigos, tomo a liberdade para fazê-lo, porque quero deixar registrado, aqui e agora, este momento histórico de nossa convivência, que, apesar de virtual, tem sido tão alegre, respeitoso e vibrante, à semelhança dos animados anos 70, quando gozávamos de todo o vigor de uma juventude pura, sadia, e, sobretudo, cheia de molecagens...

Por outro lado, perdoem-me a omissão, mas quero aqui destacar os esforços que vêm sendo despendido pelos aaamigos Matias e Norberto ( esses dois gigantes da comunicação do grupo TAAA ), no sentido de nos proporcionar a todos um evento do mais alto nível, o qual, certamente, ficará registrado na história contemporânea de nossa Marinha do Brasil, porque quis Deus que assim o fosse, já que nos deu o privilégio de termos celebrado com ela o jubileu de prata do C.N. e, agora, a ele retornamos, como partícipes, para, somarmos aos seus anais, mais esse magnânimo evento.

Peço a Deus ainda, que, daqui a mais 25 anos, quando já tivermos ostentando a condição de vovôs ( à exceção do atual vovô Urias ), possamos repetir esta celebração, com o mesmo entusiasmo e vibração que nos tem animado hodiernamente.

Bento Luiz


À Turma AAA.


Peço desculpas à galera, por não ter ido à Taberna 33(ex Aquárius até a porradaria de 77, e ex Scorpios até a porradaria de 78). É que meu filho caiu em sono profundo ao entrar no quarto, e minha mulher estava muito cansada por causa dos oito meses de gravidez. Acabei não me despedindo direito, mas creio que nos veremos muitas vezes mais, e, por isso, nada de despedidas.
Para quem não foi, quero dizer que estava um sol maravilhoso, a praia maravilhosa, a cerveja estupidamente gelada, e o churrasco digno dos melhores rodízios. Minha mulher e meu filho se acabaram de comer e de brincar, por isso fiquei de castigo enquanto o pessoal comia pizza, à noite.
Aos organizadores, nota dez pela competência !

Minha mulher disse que nunca me viu tão emocionado, quanto quando entrei em forma(p’ra variar atrasado), na cerimônia. Depois de rever todos aqueles lugares onde passei parte da vida(o rancho, as salas de aula ...), me dirigi instintivamente ao paiol de vela. Encontrei o Máfia(Mazal, que continua com a mesma pinta de play-boy, só que com três listras douradas em cada ombro) voltando. Retornamos ao paiol de vela, eu, o Máfia, minha espôsa e filho. Descobri que meu barco continua lá. Enquanto comentávamos a coincidência, de nos encontrarmos alí, chegou o Ricardão(filho do Arlindão, ou Távora Moreira), com as duas filhas. Parece que o Grêmio de Vela(ou a Máfia), voltava às origens. Minutos depois chegou o Tramontano, o Gata Russa, e o Henrique. Ninguém tinha combinado nada. Ficamos recordando os bons tempos, os barcos, os grandes ventos, os instrutores. Foi muito legal. Só faltou o Lelé(Barros Martins), e o Carequinha(José Sales).


O Colégio tá bastante mudado. Fizeram uma piscina olímpica, novos alojamentos, pavimentaram o aéreo, e transformaram o bailéu em banheiro feminino(se fosse no nosso tempo Ligório, que beleza teria sido, com o ingresso do grupamento feminino).

O mais importante foi rever a galera, e matar as saudades daquele tempo em que longe de nossas famílias, nos tornamos uma turma. Hoje nossa maior riqueza é a diversidade, e o orgulho de saber que enfrentamos unidos todas as dificuldades, e vencemos. Não havia estabelecimento de ensino que se equiparasse ao nosso Colégio Naval, e os frutos dessa contribuição que a Marinha deu ao Brasil, hoje se espalham pelas mais diversas áreas do conhecimento. Tome-se como exemplo o Laércio, que é hoje uma espécie de Paulo Coelho da informática(mais de vinte e seis livros escritos), ou o Costa Santos(Bola Sete), professor de filosofia da USP, além dos pilotos, comandantes e imediatos de grandes navios, hidrógrafos, intendentes, fuzileiros, médicos, engenheiros civis e militares, empresários. Nossa turma é humanamente rica.
Para finalizar esta suga mental(aliás, o Leontsinis compareceu, mas o Perezino fugiu da raia), quero agradecer todo cuidado que o pessoal teve com a minha esopôsa e seu barrigão. Assim que o moleque nascer darei notícias.

Parabéns a todos.

Lara.


Bom dia pessoal,


Revigorado é a melhor maneira de definir meu estado de espírito após o
encontro, pois cheguei na sexta com o peito cheio de nostalgia, e ao fim do
encontro senti ter resgatado tudo de bom dos nossos tempos, e incorporei
todas estas emoções em meu presente, me sentindo pronto para mais 25 anos de
vida, mas sem mais abrir mão das boas amizades do passado.
Valeu pessoal e até a próxima.

Aguiar.


GalerAAA, parabéns a todos pelo grande evento. Efetivamente as paredes do CN continuam amareladas, várias lembranças percorreram nossas mentes e aquela imensa saudade invadiu nossos corações. Valeu a pena ver que a nossa AAAlma não é pequena.

Norberto


Eu tive muita expectativa com o evento de comemoração dos
25 anos da TAAA. Primeiro a excitação, já nos preparativos para a viagem,
na quarta-feira, tomando uma cerveja com o Bento Luiz, em sua casa. Depois,
a ansiedade, já pegando o avião na Pampulha, com destino ao Rio. Quando o
avião pousou, o primeiro grande momento de emoção, quando o Coelhuda e
esposa foram nos buscar no aeroporto. A partir daí, fui tomado por um mix de
sentimentos, mas o predominante era a nostalgia. Após vivenciar tudo o que
tinha direito em relação aos amigos, à festa, à parte oficial do evento, com
passeio pelas instalações, e as outras atividades, eu posso dizer, sem
qualquer dúvida, que a festa superou todas as minhas espectativas.Fiquei
totalmente realizado. Foi muito melhor do que sonhei. Mais uma vez, obrigado
ao Matias, Norberto e Beep. A organização estava impecável. O esforço valeu
a pena. A placa estava fantástica, enfim, tudo perfeito.

Ao Beep, que agradeceu por termos vindo de longe para o
evento, sendo que tantos, mais perto, não compareceram, eu apenas reafirmo o
que já havia dito na ocasião: se saímos de Minas(eu e Bento), de Brasília
(Jansen e filho), de São Paulo (capital : Bola 7 e interior : Maluf e
família,e Chocobol), Curitiba (Coelhuda e esposa), é porque toda a comissão
organizadora nos motivou a isso. Tanto se falou, tanto se conversou que nós
ficamos com tesão de participar do encontro, e garanto : quem foi não se
arrependeu, mesmo com toda distãncia a ser percorrida, mesmo ficando no
alojamento dos solitários, sem nehum luxo, que cumpriu perfeitamente sua
função e proporcionou momentos como os vividos há 25 anos atrás. Quem não
foi, bem, 25 anos passam rápido...

Valeu galera !!!

Lamounier


Valeu GAAAlerAAA! E como valeu.... Minha única reclamação é contra a relógio
que andou rápido demais em total contraste com a semana que antecedeu a
festa. Mas infelizmente Norberto, Bip e Matias nada puderam fazer . Quem
sabe no próximo essa santa trindade (ihhhh! acho que o Franco vai me xingar,
mas pelo menos foi escrito com letras minúsculas) não resolve esse problema
também...

É difícil imaginar qual a melhor coisa da festa, mas gostaria de destacar
uma. Nossas festas começam a ser interessantes para nossas esposas e filhos
também, que já viram que novos encontros sugirão e já fazem amizade.
Acredito que essa união de amigos, esposas e filhos é a fórmula para
comemorarmos durante vinte e cinco anos aquilo que esperamos vinte e cinco
anos para fazer. Brindemos pois ainda temos muito para beber nos próximos
vinte e cinco anos.

Quem se aventura a abrir em nosso site discussão sobre o próximo
encontro?????

Um abraço em todos (aos que foram, aos que não foram)

Verissimo


Qualquer um que tenha visto os olhos marejados de meia centena de marmanjos, os risos sinceros que ali escutaarm-se, a ternura e o amor sem igual que exalaram os olhos de nossas esposas, filhos e pais, o incentivo que foi dado aos jovens alunos ali presentes que, como nós, um dia, deixaram seus lares e as alegrias da adolescência movidos pelo patriotismo e desejo de servir, não terá qualquer duvida de que Deus alí estava presente.

Mais do que isso, atrevo-me a dizer que Ele ali estava FELIZ, pois o que viu, foi a imagem do Deus que eu conheço, de alegria, amor e felicidade, de respeito ao pai e ao irmão, de gratidão ao destino, que se nos maltratou em algum momento, soube recompensar-nos com aqueles instantes, que foram a maior celebração ao Seu Espírito que eu já tive a oportunidade de ver e a alegria eterna de participar.

Maluf


Caros AAAmigos,

Este nosso histórico jubileu de prata, permeado que foi de expectativa e de grandes emoções, penso que representou, de fato e de direito, o início efetivo da retomada de nossa convivência, respeitosa, mansa e pacífica, a qual, até então, encontrava-se em completo estado de hibernação, sustentada apenas com o toque de nosso imaginário pessoal, ficando, em conseqüência, no campo das lembranças, que, com o tempo, ia perdendo sua cor, brilho e sua verdade, mas, agora, com certeza, fortalecida e revigorada.

Com efeito, a despeito da distância física que nos separa, dos rumos tomados e de todos os compromissos assumidos ao longo de nossas vidas, estou convencido de que, se reservarmos um pequeno espaço em nossas agendas, para regarmos o elo que sempre nos uniu a todos - fruto das mais variadas adversidades enfrentadas no início de nossas vidas pessoal e profissional, estaremos caminhando, passo a passo, na direção da solidariedade e da amizade.

Aos organizadores, o nosso reconhecimento pelos esforços despendidos.

Àqueles que não puderam estar presentes, seja em função de compromissos outros, ou porque ainda não sabem da existência do grupo TAAA ( mas saberão em breve ) , estendemos o braço de nossa compreensão .

Um grande e fraternal abraço a todos.

Bento Luiz


Amigos,

como todos eu e minha família curtimos demais todo o evento. Minha mulher, que nunca tinha passado nem perto do CN, disse que ficou muito emocionada com a solenidade. Meu filho e minha afilhada nem se fala. Vale ressaltar
o discurso do nosso querido Laercio, que arrancou lágrimas de vários de nós, inclusive deste ex-aluno que vos escreve. Foi muito legal voltar lá junto com os companheiros de sugas, alegrias, pembas, vitórias e derrotas. Melhor ainda foi bater papo com todos no restaurante do Coqueiro como se estivéssemos no Grêmio, depois de um jantar (quer dizer rancho).

Eu tive uma particular satisfação de ver que o Colégio Naval evoluiu muito: as salas de aula, os alojamentos, a cabeça dos seus dirigentes, o resgate de suas memórias, entre outros. Acho que nós também temos que evoluir esta nossa amizade e organização que recomeçou no ano passado e que devemos continuar regando. Será que não podemos abrir mais portas para o desenvolvimento profissional de colegas que possam estar passando por eventuais dificuldades? Será que não podemos pensar em fazer algum trabalho voluntário em conjunto para melhorar nossa sociedade e nosso país? Será que não podemos criar uma caixinha um pouco mais "gordinha" para criarmos um colchão para eventuais dificuldades que nós venhamos a passar no futuro? São apenas algumas idéias que podem ser apenas sonhos. Mas
este final de semana era apenas um sonho para cada um de nós há um ano atrás e aconteceu...

Como sugestão de próximo evento, fica a nossa participação no evento dos 50 anos do CN em 15/Agosto. A idéia é que todas as 50 turmas estejam representadas e a melhor delas deveria estar com vários de seus ilustres componentes presentes.

Para encerrar esse papo gostaria de passar a Beep, Norberto e Matias o mesmo agradecimento que minha mãe me fez com os olhos marejados ao final da solenidade, ainda dentro do pátio interno. "Obrigado por ter me proporcionado estes momentos maravilhosos". "Eu nunca mais vou me esquecer deste dia".

Abraços a todos.

João Luiz


CAROS AAAMIGOS

GOSTARIA DE, PEGANDO O GANCHO ( OPS!!) DO VERÍSSIMO, JOÃO LUIZ,
ETC., TENTAR EXPRESSAR OS SENTIMENTOS QUE NOS DOMINARAM NESTE FIM DE SEMANA
INESQUECÍVEL.
CREIO QUE O CALDEIRÃO DE EMOÇÕES NO QUAL TODOS MERGULHAMOS DESDE QUE A TECNOLOGIA PERMITIU O NOSSO REENCONTRO, DEPOIS DE TANTOS ANOS, E QUE GEROU MUITA EXPECTATIVA AO LONGO DESSES MESES, PROPORCIONOU SURPRESAS E ALEGRIAS( APENAS) ALÉM DO SONHADO, COMO FOI PERCEBIDO COM ARGÚCIA PELO LB.
ACREDITO TER VISUALIZADO NESSE EVENTO, O INÍCIO DE ALGO QUE NÃO SE RESTRINGE APENAS A EVENTUAIS ENCONTROS DE EX-COLEGAS DE TURMA, E QUE ENCONTRA NAS PROPOSTAS APRESENTADAS PELO JOÃO LUIZ, SUA FORMA EMBRIONÁRIA DE EX[PRESSÃO CONCRETA, DIFERENCIANDO-NOS DAS OUTRAS TURMAS.
É MUITO DIFÍCIL, DEPOIS DE TANTOS ANOS E CAMINHOS DIFERENTES (ÀS VEZES ATÉ PARALELOS), CONSEGUIR DOMINAR O TEMPO E REGRESSAR AO PASSADO EM COMPANHIA DO FUTURO, REPRESENTADO PELOS NOSSOS FILHOS, ESPOSAS, FAMÍLIAS.MAS NÓS O FIZEMOS!!
ENTRAMOS EM FORMATURA, MARCHAMOS AO SOM DO CISNE BRANCO, OBEDECEMOS AOS
TOQUES DE CORNETA,PUXAMOS O QUIRICOMBA E CANTAMOS O HINO DO CN, COMO SE
ESTIVÉSSEMOS EM 1976, COM SINCRONIA E HARMONIA TEMPERADAS PELAS BRINCADEIRAS( AFINAL AGORA SOMOS VETERANOS) E , SOBRETUDO, SOB OS OLHARES EMOCIONADOS DE FAMILIARES, QUE FINALMENTE PUDERAM VISLUMBRAR O MOTIVO DE NOSSA UNIÃO E DELA PARTILHAR, ABRAÇANDO ESSA FRATERNIDADE. PARA FINALIZAR, GOSTARIA DE DIZER A TODOS QUE, APÓS O CHURRASCO, JÁ NO HOTEL, E ENQUANTO MINHA TRUPE SE PREPARAVA PARA IR À TABERNA, TIVE UM DOS MOMENTOS MAIS EMOCIONANTES DE MINHA VIDA E, CONFESSO, CHOREI. MAIS TARDE, EM CONVERSA COM UM DE NOSSOS AAAMIGOS (ACHO QUE FOI O VERÍSSIMO),
DESCOBRI QUE NÃO ESTAVA SÓ EM MINHAS EMOÇÕES E NA FORMA COMO AFLORARAM.
COMO DISSE O LAÉRCIO NA SOLENIDADE, ESTÃO TODOS DE PARABÉNS!!!!!

GRANDE ABRAÇO

ATÉ A PRÓXIMA

Pinheiro


Como vários AAAmigos que já se manisfestaram, expressando de diversas formas o sentimento comum de emoção e alegria pelos nossos 25 anos, gostaria também de deixar registrado a minha satisfação por ter participado das comemorações do nosso jubileu de prata, agradecendo a todos os companheiros e familiares pelos momentos que proporcionaram a mim e a minha família.

Creio que não pode haver tamanho exemplo de companheirismo a ser passado para os nossos filhos, que puderam nos ver como os adolescentes de 25 anos atrás, cheios de esperanças e ideais, cujos pensamentos foram tão bem sintetizados nas palavras do Laércio.

Aos que não puderam comparecer, podem crer que suas faltas foram sentidas, ficando entretanto a certeza que TODOS (CN-76 e EN-79) estavam presentes em nossos pensamentos, inclusive aqueles que estavam lá de cima nos olhando e vibrando conosco.

Agradecimento especial para Norberto, Matias e Bip pela organização do evento. BRAVO ZULU!!!!

Por fim, só mesmo de óculos escuros para disfarçar os ólhos turvos ao ouvir o discurso do "Pato", o QUIRICOMBA e o Hino do CN.

Abraços a todos

Agle


Depois que a escuna saiu, estive na praia da Ilha da Igrejinha, só para complementar o turbilhão de emoções
que foi nosso encontro. Quando lá nadávamos, nem sempre estava aquele dia lindo, nem sempre fazia aquele calor... nem sempre era março... mas havia os amigos. Por isso voltamos.

Todos estão mesmo de parabéns, organizadores 1000!

Costa Santos - B7


Agradeço a todos os colegas, por se manterem jovens e unidos diante da vida... ao Norberto, Matias, Beep etc parabéns pela iniciativa ... tem sido um exemplo para mim ...

No próximo, por favor me incluir ...

um abraço Fraterno do

Luiz Fernando - Bactéria


Na esquina eu tenho um amigo,
Nesta grande cidade que não tem fim,
Os dias passam e as semanas correm,
E antes mesmo que eu perceba, um ano se passou.
E eu nunca vejo meus velhos amigos,
Porque a vida é uma corrida rápida e terrível,
Ele sabe que gosto dele,
Como nos dias em que eu batia à sua porta.
E ele batia à minha porta,
Nós éramos mais jovens,
E agora somos homens ocupados, cansados.
Cansados de jogar esse jogo bobo,
Cansados de tentar fazer sucesso.
"Amanhã" Eu digo "Eu vou ligar para ele."
"Só para mostrar como penso nele."
Mas amanhã vem amanhã vai,
E a distância entre nós cresce e cresce.
Na esquina! - mesmo que a milhas distante de mim,
"Aqui está o telegrama", senhor."" Ele morreu hoje."
É isso que recebemos e merecemos no fim das contas.
Na esquina, um amigo desaparecido.
Lembre-se de sempre dizer o que você sente.
Se você ama alguém, diga.
Não tenha medo de se expressar.
Diga a alguém o que ele significa para você.
Porque quando você decide que é a hora certa, pode ser tarde demais.
Aproveite o dia.
Nunca se arrependa.
E o mais importante, fique perto de seus amigos, sua família, pois foram
Eles que ajudaram a formar a pessoa que você é hoje.

Tudo isso para poder dizer o quanto fiquei feliz em reencontrar vocês.

Urias